Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

ONS: afluências recuam e estão abaixo da média em todo o país

ONS: afluências recuam e estão abaixo da média em todo o país

Em: 06/02/2017 às 14:07h por

A primeira revisão do Programa Mensal de Operação para o mês de fevereiro apresentou uma leve variação nas afluências previstas para o final desse período em comparação com a semana passada. O índice de Energia Natural Afluente esperado para o Sudeste/Centro-Oeste variou apenas um ponto porcentual, de 86% para 85% da média de longo termo. No Nordeste houve um leve aumento de 26% para 28%, no Norte aumentou de 60% para 64% da MLT. No Sul a queda foi mais acentuada, passando de 117% para 94% da média histórica.

A projeção de carga apresentou um leve arrefecimento ante a previsão de sete dias atrás. Caiu de 1,8% para 1,7% de crescimento quando comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a carga deverá alcançar 69.425 MW médios. Houve uma retração no consumo esperado para o Sul, que recuou de 1,3% de alta para apenas 0,6% de expansão. No Sudeste/Centro-Oeste continua em aumento de 1,3%, no Nordeste está mantida a previsão de crescimento de 6,6% e no Norte a queda é menor, passou de -2,6% para 1,5% negativo.

O operador projeta que as vazões deverão ficar acima da média de longo termo apenas no Sul onde se espera 117% da média histórica de energia natural afluente. Para o submercado Sudeste/Centro-Oeste, a estimativa é de 86% e no Norte é de 64% da MLT. Já para o Nordeste a previsão aponta para mais um mês de pressão, com a ENA projetada de apenas 26% da MLT no período.

Fonte: Canal Energia