Migração da União vai acelerar expansão do mercado livre

Em: 16/02/2017 às 13:40h por

img

A migração do governo federal para o mercado livre de energia pode transferir para esse ambiente de negócios um volume da ordem de 500 megawatts (MW) médios, o equivalente a algo entre 0,7% e 1% do consumo total de energia do país, de acordo com estimativas de comercializadoras. O montante tem potencial para ampliar a participação do mercado livre para 27,7% do total do país, contra a média atual de 26,8%, a partir de dados do consumo do Brasil em 2016.

Na última semana, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que, com a migração, o governo prevê uma redução de 20% das despesas com energia, atualmente de R$ 2,2 bilhões. A ideia é iniciar este ano a migração das unidades localizadas no Distrito Federal e expandir para o restante do país ao longo do próximo ano.

De acordo com o presidente da comercializadora Comerc, Cristopher Vlavianos, o consumo da União é "uma carga enorme". Embora o governo federal não seja intensivo no uso de energia, ele tem o perfil de consumo semelhante ao de shopping centers e hotéis, cujos principais itens de uso de energia são iluminação, ar condicionado e elevadores.

A expectativa, segundo comercializadoras ouvidas pelo Valor, é que o governo federal faça compras de energia por meio de pregões eletrônicos, atendendo a lei. 8.666/1993 - a Lei das Licitações. Não se sabe, porém, a quantidade e periodicidade dessas operações.

"Ainda não está muito claro como será a migração. Nada impede que o governo prepare um mega leilão e faça uma única compra, e depois diga para onde será destinada a energia, dividindo entre os pontos de conexão", afirmou o presidente executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Reginaldo Medeiros.

Fonte: Valor Econômico