Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Ministro diz que regra de leilões de UHEs aumenta opção de investidores

Ministro diz que regra de leilões de UHEs aumenta opção de investidore

Em: 17/02/2017 às 12:13h por

img

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, afirmou em Brasilia que a possibiilidade de que nos leilões de hidrelétricas existentes os investidores possam optar entre oferecer maior valor pela outorga e menor valor pela energia dos empreendimentos aumenta o cardápio oferecido pelo MME aos investidores. As duas opções estão na Portaria 51, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 16 de fevereiro.

Coelho não soube dizer se poderia haver uma combinação dos dois tipos de proposta. Disse apenas que o ministério vai definir em portaria especifica como isso será feito. Ele lembrou que o governo tinha, e continua tendo, a necessidade de arrecadar recursos para reforçar o caixa do Tesouro, mas a ideia é dar uma alternativa aos empreendedores que antes não existia. “Seria um diferencial pra você poder escolher entre os participantes”, acrescentou.

A regra deve ser aplicada no leilão de 11 usinas com contratos vencidos, previsto para esse ano. A maior parte dos empreendimentos pertencia à Cemig. O governo esperava arrecadar com a licitação R$ 10 bilhões em bonificação de outorga.

O primeiro leilão de concessões antigas e não renovadas aconteceu em novembro de 2015, com a venda de 29 hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas com potencia total de 6 mil MW. O certame resultou em arrecadação de R$ 17 bilhões.

Fonte: Canal Energia