Eletropaulo vai para Novo Mercado

Em: 24/02/2017 às 14:11h por

Em uma nova etapa da sua reorganização societária, a Eletropaulo se prepara para migrar para o Novo Mercado, segmento de listagem da BM&FBovespa com maior nível de governança. Para isso, pretende realizar a conversão das suas ações preferenciais em ordinárias, na razão de uma para uma. "Isso nos dará uma estrutura de capital mais flexível, nos ajudará a ter mais acesso a capital, o que é muito importante em uma empresa de capital intensivo como é a Eletropaulo", disse, em entrevista ao Valor, o presidente da AES Brasil, Julian Nebreda. A Eletropaulo está listada no Nível 2 de governança.

Esse é mais um passo dado pela Eletropaulo na simplificação de sua estrutura societária. Seguindo o exemplo da AES Tietê, que realizou uma reestruturação em 2015, a distribuidora de energia concluiu, no fim de 2016, uma reorganização que fez com que AES Brasil e BNDESPar passassem a ser sócios diretos da empresa - antes essa participação era intermediada pela Brasiliana e pela AES Elpa.

Na ocasião, analistas chegaram a apontar que a operação poderia facilitar uma mudança no controle da companhia, por permitir que BNDES ou AES vendam separadamente suas participações na Eletropaulo.

Atualmente, a AES Brasil tem 50,51% das ações ON da Eletropaulo, representando 16,8% do total. Já a BNDESPar tem 22,5% das ON e 16,8% das PN, somando 18,7% do total. Caso a conversão das preferenciais em ordinárias seja aprovada, as duas controladoras da distribuidora passarão a ter, respectivamente, 16,8% e 18,7% das ações ON, tornando a estrutura de capital da companhia mais pulverizada.

O conselho de administração da companhia aprovou ontem a mudança. "Agora começa o processo, em que precisaremos de autorizações da Aneel e da BM&FBovespa", disse Nebreda. Depois, será convocada uma assembleia geral extraordinária, na qual os acionistas vão decidir se aprovam ou não. A expectativa dele é que o processo seja concluído até o fim do ano.

Fonte: Valor Econômico