Shanghai Electric fará proposta para assumir obras de R$ 3,3 bi da Eletrosul

Shanghai Electric fará proposta para assumir obras de R$ 3,3 bi da Ele

Em: 03/03/2017 às 14:41h por

A companhia chinesa Shanghai Electric deve apresentar até o dia 10 de março proposta para assumir um lote de concessões de linhas de transmissão de energia da Eletrosul, subsidiária do grupo Eletrobrás, informaram fontes ao ‘Estado’. O negócio envolve a construção no Rio Grande do Sul de 2.169 quilômetros (km) de linhas e 21 subestações, sendo 8 novas e 13 ampliações de instalações existentes.

No total, as obras exigirão investimentos de R$ 3,3 bilhões e, quando concluídas, terão receita anual de R$ 336 milhões.

A Shanghai Electric é uma das maiores fabricantes de equipamentos de energia e indústrias em geral da China, com faturamento da ordem de US$ 12,3 bilhões. A chinesa está em negociação com a estatal brasileira desde o ano passado, quando a Eletrosul lançou uma chamada pública no mercado.

Sem capacidade financeira para tocar as obras, a subsidiária da Eletrobrás decidiu iniciar um processo para selecionar empresas interessadas em se tornar sócia do empreendimento, que tem papel estratégico na região. Além de escoar a energia produzida pelos parques eólicos do Rio Grande do Sul, o sistema de transmissão tem o objetivo de reforçar a região metropolitana da capital Porto Alegre.

Procurada, a Eletrosul afirmou apenas que as negociações avançam com a empresa chinesa. Fontes próximas à transação destacam que alguns pontos ainda estavam pendentes para o fechamento de um acordo. Um deles é se a Shanghai Electric assumiria 100% do consórcio ou apenas uma participação. Esse é um ponto considerado importante para a Shanghai tocar esse investimento.

Fonte: O Estado de S. Paulo