Abragel busca sensibilizar Aneel sobre preservação do prazo de outorgas para PCHs

Abragel busca sensibilizar Aneel sobre preservação do prazo de outorga

Em: 03/03/2017 às 14:43h por

A Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) mantém a esperança de sensibilizar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a necessidade de se estender o prazo previsto na Resolução Normativa nº 673/2015. A resolução determina um prazo de 60 dias, prorrogáveis por igual período, para que os agentes apresentem a documentação para a emissão da outorga de pequenas centrais hidrelétricas.

No entanto, diante do contexto de crise econômica e baixa demanda por energia, muitos empreendedores estão com dificuldades de viabilizar os seus projetos e correm o risco de perderem suas autorizações. A Abragel pede que esse prazo seja estendido em até 31 de dezembro de 2018, período que a entidade entende que é suficiente para que haja uma retomada das condições normais do setor elétrico.

Na semana passada, a diretoria da Aneel negou pedido da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch) de extensão de 30 para 35 anos dos prazos de autorizações já emitidas para PCHs. A Abrapch defende que o prazo de vigência de 35 anos, adotado pela Aneel desde 2015 para as novas autorizações, fosse aplicado aos empreendimentos autorizados antes da publicação da Resolução Normativa 673/2015.

“Somos favoráveis ao pleito da Abrapch”, explicou Leonardo Sant’Anna, presidente da Abragel. “Porém, o pleito da Abrapch é no sentido de estender as autorizações e o nosso pleito busca um prazo adicional para apresentação dos projetos nesse período de falta de demanda.”

Fonte: Canal Energia