Energisa planeja investir R$ 1,4 bi em 2017

Em: 24/03/2017 às 14:07h por

img

O grupo Energisa prevê investir R$ 1,4 bilhão em 2017, valor 12,5% inferior ao desembolsado no ano passado. Segundo o presidente da companhia, Ricardo Botelho, porém, o montante previsto para este ano está em linha com a média anual de investimentos feita nos últimos três anos. Entre 2014 e 2016, o grupo desembolsou R$ 4,5 bilhões.

Dos investimentos previstos para este ano, quase a totalidade (R$ 1,38 bilhão) será destinada às 13 distribuidoras do grupo em todas as regiões do país, com foco no atendimento de novos clientes e expansão das redes elétricas, manutenção e substituição de ativos elétricos, melhoria da qualidade do serviço e combate ao furto de energia.

Um ponto positivo para os investimentos é a redução do endividamento do grupo, cuja dívida líquida recuou 3,2% em 2016, em relação ao ano anterior, totalizando R$ 6 bilhões. A relação dívida líquida por Ebitda também melhorou nos últimos 12 meses terminados em dezembro de 2016, passando de 3,2 vezes para 2,9 vezes, um número "saudável", na avaliação do executivo.

"Nós temos a nossa política financeira estabelecida pelo conselho. Devemos mirar ficar abaixo de três vezes. Nossa política diz que podemos superar três ou três e meio, em momento de aquisição [de empresas], isso é normal, uma vez que haja um plano para recuperar e trazer isso para abaixo de três vezes", explicou Maurício Botelho, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Energisa.

Apesar da redução da alavancagem, a Energisa sinaliza que não deve ir às compras em 2017. O objetivo da companhia continuará sendo a recuperação das distribuidoras adquiridas do grupo Rede, em 2014. Entre elas, demandarão mais atenção as distribuidoras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que passarão pelo processo de revisão tarifária neste ano.

"Temos coisas a fazer. Temos um plano. Colocamos para o mercado, quando adquirimos [as distribuidoras do Rede], que ele [o plano] iria até 2017 e meados de 2018. O ano de 2017 é para preparar a base [de remuneração de ativos, para a revisão tarifária] das duas maiores empresas que nós temos: em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Será um ano intenso", disse Ricardo Botelho.

Ele destacou que a distribuidora de Mato Grosso teve a melhor evolução no ranking de qualidade do serviço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ano passado, pulando do 24º lugar em 2015 para a oitava posição em 2016, entre as empresas com mercado acima de 400 mil clientes.

Com relação ao resultado do ano passado, o lucro da Energisa recuou 44,3%, para R$ 195,8 milhões, ante o número de 2015. O presidente da companhia ressaltou, porém, que o resultado de 2015 foi impactado por ganhos com a venda de ativos de geração, enquanto o de 2016 foi afetado por efeitos não-recorrentes, como a sobrecontratação de energia.

Em 2016, o consumo de energia nas áreas de concessão do grupo foi de 28,5 gigawatts-hora (GWh), um recuo de 1,6% ante 2015, a primeira queda em 15 anos. Para 2017, os executivos não divulgaram projeções, mas destacaram que, em janeiro, o consumo aumentou 4,1%, ante o primeiro mês de 2016. Nessa comparação, o consumo médio do país cresceu 2,8%.

Fonte: Valor Econômico