Calculadora que constrói cenários no setor de energia ganha versão brasileira

Calculadora que constrói cenários no setor de energia ganha versão bra

Em: 29/03/2017 às 13:58h por

O Brasil já tem a sua versão da Calculadora 2050, ferramenta que projeta cenários aliando energia limpa e controle de emissões. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (28) em evento na sede da Empresa de Pesquisa Energética, no Rio de Janeiro – a estatal trabalhou desde o ano passado na formatação da calculadora brasileira destinada à construção de cenários para o setor de energia, com apoio da Embaixada Britânica no país.

Lançada pelo Reino Unido em 2015 no âmbito das discussões que resultaram no Acordo de Paris e adaptada em mais de vinte países, a Calculadora 2050 foi criada para dar suporte ao desenvolvimento econômico mundial, levando em conta a preocupação com o impacto causado pelas mudanças climáticas. No contexto brasileiro, a ideia é que a solução simule cenários e aponte variáveis para a evolução da matriz energética.

"A calculadora não vai responder a tudo, e nem poderia, mas é um instrumento importante no trabalho que nós desenvolvemos aqui na EPE", destacou o presidente da empresa estatal, Luiz Augusto Barroso. Além dele, a abertura do evento contou ainda com as presenças do cônsul-geral adjunto britânico no Rio, Kal Bruce-Jaja, e da representante Ministério de Negócios e Energia da Grã-Bretanha, Laura Aylett.

Fonte: Canal Energia