Consumo de gás natural do país cai 20,8% em janeiro com menor uso de térmicas

Consumo de gás natural do país cai 20,8% em janeiro com menor uso de t

Em: 29/03/2017 às 13:58h por

O consumo de gás natural do país foi 20,8% menor em janeiro deste ano quando comparado com o mesmo período de 2016, segundo levantamento realizado da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados, reunindo dados dos segmentos industrial, residencial, comercial, de energia e automotivo. Em relação a dezembro, houve queda de 7,7%.

No setor de energia elétrica, houve um recuo de 41% no consumo de gás natural na comparação anual. Em relação a dezembro de 2016, houve uma ligeira alta de 1,8%. Em projetos de cogeração, o crescimento em janeiro foi de 1,6% frente o consumo registrado em dezembro, enquanto no confronto com os dados de janeiro de 2016, o levantamento da Abegás apontou crescimento de 9,8%.

No segmento comercial, houve um recuo de 2,5% frente os dados e janeiro de 2016, reflexo da desaceleração econômica do país.  Nas indústrias, o volume médio diário de gás natural consumido pelo segmento em 2016 foi de 26,2 milhões de metros cúbicos, com retração de 9% em relação a 2015.

No mercado residencial, segmento normalmente impactado pela sazonalidade do período de férias e do verão, o consumo teve um recuo de 30% frente aos números de dezembro de 2016. Já na comparação com janeiro de 2016, o crescimento foi de 12,7%.

Fonte: Canal Energia