Revogação de autorizações de usinas é suspensa até leilão de descontratação

Revogação de autorizações de usinas é suspensa até leilão de descontra

Em: 26/04/2017 às 14:46h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica suspendeu os processos de revogação das autorizações de 24 usinas eólicas e de 11 de usinas solares fotovoltaicas com contratos negociados em leilões de energia de reserva, até a realização do leilão de descontratação anunciado pelo governo para agosto desse ano. A Aneel também adiou para 1º de outubro a decisão sobre os termos de intimação de quatro centrais fotovoltaicas cuja implantação ainda é considerada viável pela fiscalização da autarquia.

Todos os 35 processos com possibilidade de participação no leilão envolvem empreendimentos que já estão com cronograma de implantação comprometido, na avaliação da agência reguladora. Entre esses projetos estão o das usinas solares fotovoltaicas Caetité I, II, IV (com 29,7MW cada um) e Caetité V (10,5 MW), controladas pela Renova Energia. A empresa foi vencedora do 6º Leilão de Energia de Reserva em 2014.

A lista tambem inclui a usinas fotovoltaicas FCR III Itapuranga, da UFV FCR VII Usina de Energia Fotovoltaica Ltda; FRV Barnabuiú e FRV Massapê, da Fotowatio do Brasil Projetos de Energias Renováveis; e as UFVs Solar Caetité 1 a 3, das empresas Solar Caetité 1, 2 e 3. Todas também participaram do LER de 2014.

Entre os empreendimentos estão ainda as usinas do Complexo Eólico Baleias (Bom Jesus, Cachoeira, São Caetano I, São Caetano,  Pitimbu e São Galvão) e do Complexo Eólico Punaú (Eols Carnaúba,I, II,II,e V, Cervantes I e II e Punaú. Os projetos pertencentes a Furnas têm contratos negociados no leilão de reserva de 2013.

Fonte: Canal Energia