Revisão de cálculo pode reduzir preço de energia

Em: 05/05/2017 às 14:01h por

Os preços de energia elétrica no mercado de curto prazo deverão sofrer uma redução de R$ 30 por megawatt-hora (MWh) - cerca de 7% do praticado hoje - nos próximos meses. A queda, diferentemente do que se possa imaginar, não se deve a uma melhora do regime de chuvas ou dos níveis de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos, mas à revisão de uma inconsistência de dados encontrada no planejamento da operação do sistema elétrico do país. Dependendo do entendimento que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tiver sobre o tema, há a possibilidade ainda de republicação dos preços à vista de energia de abril e maio, com a redução.

O problema veio à tona durante reunião sobre o programa de operação do sistema do mês de maio, realizada na última semana pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com empresas do setor. Também na última semana, o operador e a Aneel trocaram correspondência sobre o tema, às quais o Valor teve acesso.

O ONS identificou que dados relativos a oito usinas (seis térmicas e duas eólicas) estavam incoerentes no cálculo da previsão de geração e carga do sistema, que baliza a formação do custo marginal de operação (CMO) e o preço de liquidação das diferenças (PLD), que forma o preço spot de energia.

O problema, de caráter técnico, apurou o Valor, é que pela característica dessas usinas, o cálculo deveria considerar a geração bruta dessas plantas. Verificou-se, porém, que estava sendo considerada a geração líquida desses empreendimentos. Esse detalhe resultou em uma "sobra" de 440 megawatts (MW) médios no balanço de oferta e demanda, no planejamento da operação.

Fonte: Valor Econômico