Taesa mira linhas de transmissão das espanholas e da Eletrobras

Em: 08/05/2017 às 12:12h por

Um dos maiores grupos privados de transmissão de energia do país, a Taesa, que venceu o maior lote do último leilão de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em abril, também planeja fazer aquisições de ativos já em operação no setor, principalmente das espanholas Abengoa e Isolux e da estatal brasileira Eletrobras. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da empresa, Marcus Aucélio, conta a favor o baixo nível de alavancagem, de 1,7 vez, medido pela dívida líquida/Ebitda, e a posição de caixa ao fim do primeiro trimestre, de R$ 730 milhões.

"Vamos estudar participar dos leilões e temos uma ótima oportunidade para M&As [sigla em inglês para fusões e aquisições]. Podemos fazer aquisições agora, até porque os investimentos dos leilões são mais lá para frente, em 2021 e 2022. Temos caixa, temos balanço para crescer com M&A agora e também continuar com os greenfields [novos projetos] lá na frente", afirmou o executivo, ao Valor.

"Tem oportunidade de empresas pequenas que sempre olhamos. Tem Abengoa e Isolux, que estão no 'pipeline' deste ano. E tem a Eletrobras, que vem falando que vai vender uma parte das transmissoras no segundo semestre", completou Aucélio.

Segundo ele, todas as oportunidades de aquisições passarão por uma análise das condições técnicas e da documentação dos ativos, em termos fiscais e contábeis.

Lotes arrematados em 2016 e 2017 aumentam em 20,9% receita anual permitida total do grupo, para R$ 2,957 bilhões

Fonte: Valor Econômico