Energisa atua para diminuir furtos de energia no Mato Grosso

Em: 09/05/2017 às 12:35h por

Os trabalhos de fiscalização seguem firmes para a Energisa Mato Grosso. Semana passada mais uma ação de impacto revelou irregularidades na distribuição de energia elétrica em seis cidades do Estado: Mirassol D’Oeste, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sinop, Cuiabá e Barra do Garças na semana que passou. Cerca de cinquenta equipes fizeram vistorias em medidores para verificar possíveis desvios de consumo. No total foram 3.519 fiscalizações, com índice de acerto de 15,8% e 555 irregularidades apontadas. A operação teve duração de quatro dias e terminou na última sexta-feira, dia 5.

Dados apurados pela companhia informam que no ano passado a energia perdida por causa de ligações clandestinas no Mato Grosso seria o suficiente para alimentar uma cidade do porte de Rondonópolis, por aproximadamente um mês. O gerente de Combate a Perdas da Energisa Mato Grosso, Felipe Costa da Silva, além de atentar para o perigo das ligações, esclarece que com esse consumo não computado, o governo deixou de arrecadar algo próximo a R$ 40 milhões de ICMS.  “É importante lembrar que o furto de energia é crime e muito perigoso para comunidade, pois as ligações são feitas sem técnica e sem seguir normas. Ambientes que apresentam irregulares são inseguros e tem mais chances de acidentes. Além disso, os números do ano passado mostram o impacto social que essa prática tem para a sociedade, como por exemplo, o ICMS. Foram R$ 40 milhões que poderiam ter sido investidos em Saúde e Educação. Isso sem contar na qualidade da energia. As ligações clandestinas em circuitos podem sobrecarregar a rede e resultar em oscilações e até mesmo em interrupções do fornecimento de energia”, explicou o gerente.

Fonte: Canal Energia