ABEEólica anuncia marca alcançada de 11 GW de capacidade eólica instalada no Brasil

ABEEólica anuncia marca alcançada de 11 GW de capacidade eólica instal

Em: 10/05/2017 às 13:23h por

O Brasil acaba de alcançar a marca de 11 GW de capacidade eólica instalada, distribuída em 443 parques e mais de 5.700 aerogeradores. Para se ter uma ideia do que isso significa, a usina de Belo Monte tem capacidade de pouco mais de 11 GW. Também podemos fazer uma comparação em relação à geração realizada. No ano passado, a energia eólica abasteceu mensalmente, em média, 17 milhões de residências, o que significa uma população de cerca de 52 milhões de pessoas, equivalente a população de todo o Norte e Sul do País. Em 2016, a geração de energia eólica foi de 33,15 TWh, valor este 55% maior que o de 2015. Para base de comparação, isso é quase o consumo do Estado de S.Paulo (que tem consumo de 38,2 TWh).

No ano passado, a indústria eólica foi responsável pela geração de mais de 30 mil postos de trabalho e o investimento no período foi de US$ 5,4 bilhões. Esses são apenas alguns dados que mostram a vitalidade de um setor que tem se mostrado cada vez mais importante para o País, seja para ampliar a participação das energias renováveis na matriz elétrica brasileira ou ainda para contribuir com a retomada de crescimento brasileiro. Para consultar outros dados do setor, acesse aqui o Boletim Anual de Geração da ABEEólica 2016.

Fonte: Ambiente Energia