Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Governo vai conectar Roraima ao sistema nacional de energia

Governo vai conectar Roraima ao sistema nacional de energia

Em: 12/05/2017 às 13:35h por

O país deve finalmente livrar Roraima da dependência de energia elétrica da Venezuela, que enfrenta grave crise social e econômica. O estado, que faz fronteira com os vizinhos sulamericanos, deve ser ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de um linhão de transmissão de energia cujo projeto está parado há anos. Agora, o governo decidiu usar recursos do fundo setorial Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para bancar o empreendimento, cujo orçamento inicial está entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,5 bilhão.

O governo também vai liberar o licenciamento da Funai que ainda está pendente, pois parte da obra está em área indígena.

A maior parte da energia elétrica consumida em Roraima (72%) tem como origem a Venezuela. O restante (28%) é gerado a partir de usinas termelétricas. Os dois casos são problemáticos. A energia oriunda da Venezuela é considerada cara e instável. As falhas frequentes prejudicam o fornecimento no estado e atrapalham a economia local. A alternativa são as usinas termelétricas, cada vez mais acionadas devido à deterioração da linha de transmissão entre Brasil e Venezuela.

A CCC é bancada por todos os brasileiros, embutida nas contas de luz.

Fonte: O Globo