Maior bateria do mundo terá 100MW de armazenamento

Em: 15/05/2017 às 12:25h por

Um enorme projeto de fazenda solar e baterias será construído e estará pronto para operação na região de Riverland, Austrália do Sul. Este gigantesco projeto tem custo estimado de 1 bilhão de dólares e estará pronto para entrar em operação até o final do ano.

Segundo o Grupo Lyon, empresa responsável pelo projeto, a iniciativa será a maior de seu tipo no mundo, com 3,4 milhões de painéis solares e 1,1 milhões de baterias. O sistema terá a capacidade de geração de 330MW e de pelo menos 100MW de armazenamento.

Financiado por investidores e construído em uma mina de carvão privada, o projeto será um “estímulo significativo” para a Austrália do Sul.

Para David Green, parceiro da Lyon, a combinação da geração solar com a possibilidade de armazenamento da energia nas baterias aumentará significativamente a disponibilidade de energia no mercado sul-australiano.

“Vemos a necessidade inevitável de ter geração solar em larga escala e baterias integradas como parte de um movimento de descarbonização”, diz Green “Qual quer outra decisão de curto prazo será somente o que eu chamo de ruído no processo.”

Fonte: Ambiente Energia