Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Geração distribuída ameaça ganhos de concessionárias e preocupa executivos do setor

Geração distribuída ameaça ganhos de concessionárias e preocupa execut

Em: 15/05/2017 às 12:26h por

As concessionárias de energia vêm enfrentando o seu maior risco de perda de receita em geração distribuída (GD), incluindo baterias solares fotovoltaicas residenciais e à combustível, de acordo com o estudo da Accenture.

A pesquisa – realizada com mais de 100 executivos de concessionárias, em mais de 20 países – mostra que 58% dos respondentes acreditam que, em 2030, a GD levará à redução de receitas. A preocupação é maior na América do Norte e Ásia-Pacífico do que na Europa, por conta da prevalência, nestas regiões, de concessionárias verticalmente integradas e que enfrentam o impacto da queda na receita de vendas de energia combinada ao aumento dos custos de rede para uma entrega de energia confiável.

Os executivos afirmam que as maiores preocupações relacionadas à geração distribuída na capacidade de hospedagem de rede das concessionárias virão de fabricantes de energia com GD em pequena escala (citado por 59%), seguidos por GD conectada de média ou alta tensão, como usinas de energia solar de grande porte (28%).

Assim, 59% dos executivos esperam um aumento nas falhas de rede até 2020, devido ao uso mais volátil de suas redes, desencadeado pela implantação de geração renovável distribuída. Na verdade, 59% dos executivos acreditam na exaustão de sua capacidade de hospedagem de GD no prazo de 10 anos, se não antes. Depois disso, acomodar a nova GD na rede de distribuição exigirá custos de reforço de capital cada vez mais elevados. Diante desse tipo de problema, apenas 14% das concessionárias de distribuição têm uma previsão bem clara de sua capacidade potencial de hospedagem de rede de geração distribuída.

“A geração distribuída tornou-se uma forte tendência graças ao ritmo intenso da evolução tecnológica, cenários econômicos mais favoráveis e à acessibilidade e apelo ambiental crescentes da energia solar fotovoltaica residencial”, diz Stephanie Jamison, diretora executiva de Transmissão e Distribuição da Accenture. “A combinação da energia solar fotovoltaica com opções mais econômicas de armazenamento em bateria é uma solução para a demanda e eficiência energética, dará aos consumidores mais poder e exigirá mais flexibilidade e diferentes tipos de serviços das concessionárias de distribuição. Apesar dos desafios que a integração dessas novas tecnologias representa, é essencial atender às expectativas crescentes dos consumidores e posicionar as concessionárias para que forneçam modelos de negócios baseados em serviços, que possam gerar as tão necessárias novas receitas.”

Fonte: Ambiente Energia