Governo planeja vender suas fatias nas usinas hidrelétricas

Em: 17/05/2017 às 12:52h por

O governo federal planeja a venda de sua parte na usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Ao participar do seminário “E agora, Brasil?”, promovido pelo jornal O GLOBO, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que também está em discussão a venda das fatias nas usinas de Jirau e Santo Antônio, ambas no Rio Madeira, em Rondônia.

— Se você perguntar se vou vender Belo Monte, eu digo que é possível. Sobre a venda de participação, Belo Monte, assim como Santo Antônio e Jirau, é mais viável para a Eletrobras — destacou o ministro.

Na usina de Belo Monte, o grupo Eletrobras, por meio de suas subsidiárias Chesf e Eletronorte, tem participação de 49,98%. Os fundos de pensão Petros, da Petrobras, e Funcef, da Caixa, têm 10% cada. O restante das ações é dividido entre Neoenergia, Cemig e Vale, entre outros. Todos esses acionistas estão reunidos na empresa chamada Norte Energia. A construção do empreendimento é alvo das investigações da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Em fevereiro, parte dos acionistas da Norte Energia já havia contratado o Bradesco BBI para buscar potenciais investidores no Brasil e no exterior. A operação também contará com um banco internacional para tocar as negociações de venda. A usina é a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e de Itaipu Binacional.

Ontem, o ministro Coelho Filho disse ainda que o governo também vai avaliar a venda de sua parte na usina de Santo Antônio, detida através de Furnas, uma das empresas do grupo. Além de Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez e Cemig controlam a usina.

Fonte: O Globo