Governo espera arrecadar pelo menos R$ 11 bi com leilão de hidrelétricas

Governo espera arrecadar pelo menos R$ 11 bi com leilão de hidrelétric

Em: 18/05/2017 às 11:20h por

img

O governo federal espera arrecadar ao menos R$ 11 bilhões com os leilões de quatro hidrelétricas previsto para setembro. São usinas que eram operadas pela estatal mineira Cemig, mas cujos prazos de concessão chegaram ao fim.

O valor mínimo das outorgas foi anunciado nesta quarta (17) pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

"O governo tem pressa por conta da necessidade de receber os recursos ainda este ano", disse o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em entrevista durante o Encontro Nacional do Setor Elétrico (Enase), no Rio.

Questionado se espera ágio na disputa, respondeu apenas: "Tomara". A outorga deverá ser paga em parcela única, no ato de assinatura dos contratos.

A usinas que vão a leilão são São Simão (na divisa entre Goiás e Minas Gerais), Jaguara (na divisa entre Minas e São Paulo), Miranda e Volta Grande (ambas Minas Gerais). Elas têm uma capacidade somada de 2,9 gigawatts.

Os ativos são alvo de disputa do governo de Minas com a União. Em 2012, o Estado optou por não aderir à renovação antecipada de hidrelétricas proposta pelo governo Dilma e perderia o direito às concessões ao fim dos contratos.

Fonte: Folha de S. Paulo