Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Chuveiro elétrico representa mais de 30% do valor total da fatura de energia das famílias

Chuveiro elétrico representa mais de 30% do valor total da fatura de e

Em: 29/05/2017 às 13:59h por

Nos últimos dias, as temperaturas no Estado vêm caindo e, a partir de junho, com a chegada do inverno, devem diminuir ainda mais, o que acaba gerando um aumento do consumo de energia elétrica por causa do uso dos chuveiros elétricos. Pensando nisso, a EDP Espírito Santo preparou uma série de dicas para manter e até reduzir o valor da conta de luz mesmo durante as estações mais frias do ano.

Definitivamente, o chuveiro é o campeão de consumo, pois as pessoas passam mais tempo no banho e usam o aparelho no modo inverno, que consome mais. Só para se ter uma ideia, o chuveiro representa mais de 30% do valor total da fatura de energia das famílias.

"O aumento do consumo ocorre entre os meses de maio e agosto, com horário de pico das 17h30 às 20h30, que é quando as pessoas estão chegando em casa e vão tomar banho, ligam as luzes porque escureceu mais cedo e outros eletrodomésticos. É importante tentar evitar ficar muito tempo no banho ou usar vários aparelhos ao mesmo tempo", diz Vilmar Abreu, gestor executivo da EDP Espírito Santo.

Hoje, existem no mercado modelos de chuveiro com até três fases de potência, que variam de 3.200 a 7.700W. Para calcular quanto o seu aparelho consome, basta verificar a potência e multiplicar pelo número de horas e dias em que é utilizado. O resultado deve ser dividido por 1.000. Exemplo: em uma casa com quatro pessoas, se um aparelho de 5.400W de duas fases de potência (verão e inverno) é usado 30 horas por mês (15 minutos por pessoa todos os dias) no modo verão, ele consome mensalmente 96kWh. No modo inverno, este mesmo chuveiro consome 162kWh/mês.

Para evitar este tipo de reflexo na fatura, o ideal é controlar o tempo do banho – entre cinco e oito minutos, no máximo – e a pressão da água, que também não deve ser muito grande, o que ajuda a reduzir o desperdício.


Fonte: Capixabão