Cientistas desenvolvem turbinas eólicas com geração de energia solar fotovoltaica

Cientistas desenvolvem turbinas eólicas com geração de energia solar f

Em: 29/05/2017 às 14:00h por

Por que se contentar com uma forma de energia renovável quando você pode produzir energia com duas? Isso é exatamente o que os cientistas da Universidade de Liverpool fizeram, colocando em uma turbina eólica um novo conjunto de lâminas com painéis solares.

A equipe, liderada pelo Dr. Joe King, veio com a solução inovadora para críticos que dizem que as turbinas de vento são “apenas útil quando o vento está soprando” – o seu design duplica a funcionalidade das turbinas tradicionais através da incorporação de tecnologia fotovoltaica.

No entanto, a equipe enfrentou problemas. As primeiras simulações de computador descobriram que a turbina montada painéis solares produziria feixes de luz que poderiam cegar quem estiver no entorno do equipamento. Havia uma preocupação real de que as turbinas poderiam potencialmente cegar pilotos de aeronaves, bem como qualquer pessoa que vive na vizinhança. Não apenas isso, mas em um dia particularmente quente as turbinas gerariam raios solares “letais” que poderiam causar incêndios se concentrados.

“A última coisa que queremos é que nossas turbinas causem problemas aéreos e de incêndios, por isso planejamos um painel solar” colorido “que não reflete os raios solares. Nosso protótipo inicial parecia uma enorme bola de discoteca quando estava operacional, mas nossa solução agora impede isso.”

Agora a equipe está decidindo onde instalar seu protótipo de turbina eólica solar. “Devido à fraca quantidade de luz solar no Reino Unido, estamos olhando para outros países”, disse o Dr. King. “Espero que a turbina de vento solar, apelidado de” Heat Waver “, ser definido para uma instalação de verão em poucos meses. “Ainda temos vários testes a serem executados, mas estamos confiantes de que podemos transformar as necessidades de energia renovável do mundo”, disse King.

Fonte: Ambiente Energia