Chuva ajuda e tarifa pode ter alívio

Em: 30/05/2017 às 14:27h por

Um grande e inesperado volume de chuvas na região das hidrelétricas do Sudeste e do Sul do Brasil nas últimas duas semanas mudou o cenário de preços da eletricidade e agora sinalizam para bandeira verde ou amarela nas contas de luz nos próximos meses.

A perspectiva deve representar alívio para consumidores e outros agentes do setor, uma vez que até o início deste mês havia projeções de que as contas poderiam seguir até novembro em bandeira vermelha.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na sexta-feira (26) que junho terá bandeira tarifária verde nas tarifas, ante bandeira vermelha em maio e abril e amarela em março.

"A bandeira deve ficar entre verde e amarela [até o final do ano], não acredito que volte a vermelha a não ser que tenhamos estiagem em agosto, o que ainda não vemos", disse o diretor da comercializadora Ecom Energia, Paulo Toledo.

O principal fator que guia o acionamento das bandeiras tarifárias é o comportamento dos preços spot de eletricidade, ou Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que para esta semana caiu de cerca de R$ 478 para R$ 167 por megawatt-hora, com chuvas em bom volume e nas regiões dos reservatórios, que ajudam a recuperar as hidrelétricas.

Fonte: DCI