Elétricas querem ser protagonistas nas casas digitais

Em: 30/05/2017 às 14:27h por

Entra em cena a casa do futuro. Além dos painéis de energia solar no telhado e uma bomba que fornece água aquecida, um carro elétrico está na rua, plugado em um ponto de recarga. Quando a bateria estiver recarregada, um aplicativo vai sugerir a você que libere parte da eletricidade para uso na residência quando você precisar mais disso.

O aplicativo também detecta que o ambiente está muito quente e pergunta se você quer que o calor seja reduzido; aponta também que o aquecedor do chuveiro não está trabalhando de maneira eficiente e se oferece para encontrar um técnico.

Essa é a visão da Engie, a empresa francesa de serviços públicos que acredita que as empresas de energia deixarão de ser fornecedoras passivas de eletricidade e gás, para gerenciar de maneira ativa os lares dos seus clientes.

Numa época em que os formuladores de políticas do Reino Unido tentam combater o que descrevem como contas de energia "caras demais" e os donos de residências estão interessados em gerar sua própria eletricidade via painéis de energia solar, grupos de serviços públicos estão tendo que se diversificar para proteger seus lucros.

Wilfrid Petrie, chefe das operações da Engie no Reino Unido, compara a transformação à do setor de telecomunicações. "O valor não está tanto na linha fixa em si, e sim como você a usa da melhor maneira possível", disse ele recentemente no lançamento de um serviço residencial de energia no Reino Unido.

Em outras palavras, as empresas de energia começam a seguir o mesmo caminho dos grupos de telecomunicações, agrupando séries de serviços que vão de TV a banda larga e uma linha fixa de telefone. O fornecimento de energia essencial deverá se tornar uma atividade de baixas margens de lucro, com o valor agregado de serviços de apoio.