Petrobras fará reajustes mensais no botijão de gás; eleva preço em 6,7%

Petrobras fará reajustes mensais no botijão de gás; eleva preço em 6,7

Em: 07/06/2017 às 14:40h por

A Petrobras publicou nesta quarta-feira uma nova política de preços para a venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em botijões de até 13 kg, que prevê reajustes mensais às distribuidoras, garantindo margens de lucro à companhia.

Ao anunciar a nova política, a empresa informou aumento do valor do chamado gás de cozinha em 6,7 por cento a partir de quinta-feira. A partir de julho, disse a Petrobras, as correções serão realizadas a partir do dia 5 de cada mês.

Com o novo modelo, os preços serão formados pela média mensal das cotações do butano e do propano no mercado europeu, convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, acrescida de uma margem de 5 por cento.

Contudo, por questões de regulação governamental, a fórmula não inclui a necessidade de a empresa manter suas margens em linha com paridade de importação, o que acontece com outros combustíveis.

O gás de cozinha era o único derivado do petróleo vendido pela empresa que ainda não tinha uma política de preços definida pela gestão do presidente Pedro Parente, que tem trabalhado para trazer maior previsibilidade ao mercado e reduzir a influência do governo nas decisões estratégicas da empresa.

O movimento acontece cerca de oito meses após a empresa anunciar a nova política de preços para gasolina e diesel às distribuidoras, uma iniciativa que agradou o mercado, por manter os valores sempre acima da paridade de importação e prever avaliar correções pelo menos uma vez por mês.

"A partir do momento que você tem agora previsibilidade completa para todos os combustíveis, sem dúvida nenhuma contribui para clareza maior para todos os investidores", afirmou Parente, em encontro com a imprensa nesta manhã.

Fonte: Reuters