Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Aneel estuda regra mais dura para atuação em leilão de trasmissora com atraso

Aneel estuda regra mais dura para atuação em leilão de trasmissora com

Em: 07/06/2017 às 14:40h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda ampliar o rigor de uma "cláusula de barreira" que tem sido adotada em leilões de concessão para a construção de novas linhas de transmissão de eletricidade, com o objetivo de restringir a participação de empresas com muitas obras atrasadas.

O diretor José Jurhosa disse à Reuters nesta quarta-feira que "é bem provável" que a mudança possa valer já para a próxima licitação do setor de transmissão, prevista para dezembro, como meio de reduzir os problemas que a agência tem observado na implementação das linhas.

Segundo um relatório do órgão regulador, estão atrasados cerca de 64 por cento dos empreendimentos no setor de transmissão. O mesmo documento aponta que a duração média das obras no segmento saltou de 795 dias em 2011 para um recorde de 1,2 mil dias em 2016.

"Vamos fazer um monitoramento mais apurado, porque a quantidade de atrasos é grande... a Aneel tem melhorado o processo de fiscalização... a gente tem que procurar fazer com que as empresas que não estão cumprindo os prazos não tenham muita possibilidade de participar de leilões por um período", explicou Jurhosa.

Fonte: Reuters