MME vai mexer em lei do setor elétrico para atrair investidor para Angra 3

MME vai mexer em lei do setor elétrico para atrair investidor para Ang

Em: 07/06/2017 às 14:41h por

O ministro de Minas de e Energia (MME), Fernando Coelho Filho, disse que o governo vai mexer no "arcabouço jurídico legal" do setor elétrico para permitir que empresas privadas possam investir em projetos de geração nuclear de energia.

Pelas regras atuais, a extração, produção e consumo de urânio pelas usinas nucleares é um monopólio estatal. Empresas privadas são proibidas de atuar em qualquer etapa dessa cadeia. Com as mudanças nas regras, que devem ocorrer neste segundo semestre, o governo pretende abrir espaço para que empresas internacionais façam uma sociedade com a estatal Eletronuclear para concluir a construção de Angra 3, no Rio de Janeiro.

No último sábado, 3, reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" revelou que as estimativas avaliadas pelo MME para concluir a usina exigirão investimentos da ordem de R$ 17 bilhões, além dos R$ 7 bilhões que já foram consumidos pela obra. Caso o governo opte por desistir do projeto, seriam necessários mais R$ 12 bilhões para dar fim a todos os compromissos financeiros que o projeto já tem, além do desmonte da estrutura atual.

Fonte: Estadão