Acordo sobre GSF envolve cálculo retroativo a 2013

Em: 13/06/2017 às 13:54h por

Um potencial acordo para, finalmente, encerrar a judicialização referente ao déficit de geração hídrico (medido pelo fator GSF, na sigla em inglês) e destravar o mercado livre de energia deve envolver também um cálculo retroativo a 2013 sobre a geração fora de ordem de mérito (GFOM).

O Valor apurou que a ideia com maior chance de resultar em um acordo envolve a monetização da geração fora da ordem de mérito entre 2013 e 2017. Depois de excluído o GFOM, será calculado o GSF de 2015 e 2016, excluindo uma taxa de 5%, que é a exposição considerada "risco do negócio".

Tudo isso será precificado e transformado em energia a ser comercializada no fim das concessões, que serão estendidas proporcionalmente à exposição ao GSF.

Um acordo entre a Aneel, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e as geradoras hidrelétricas era esperado para o fim de maio, mas a crise no governo do presidente Michel Temer paralisou as negociações. O principal receio dos geradores é relacionado ao fato de que a extensão da concessão depende de um ato do poder executivo.

A pressa na solução do problema tem a intenção de evitar que o mercado de curto prazo de energia trave novamente, como aconteceu nos últimos anos.

Na liquidação das operações no mercado de curto prazo de abril, concluída na semana passada pela CCEE, teve inadimplência de 53,3%, ao movimentar R$ 1,73 bilhão dos R$ 3,71 bilhões contabilizados. Do valor não pago, R$ 1,64 bilhão está relacionado às liminares que limitam os efeitos do GSF. Outros R$ 340 milhões são de valores em aberto na liquidação.

Na liquidação de março, concluída mês passado, o montante protegido por liminares era ligeiramente menor, de R$ 1,58 bilhão.