Projeto do Senado permite participação de usinas híbridas em leilões regulados

Projeto do Senado permite participação de usinas híbridas em leilões r

Em: 14/06/2017 às 14:09h por

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou nesta terça-feira,  13 de junho, projeto de lei que permite a contratação em leilões regulados de energia elétrica gerada por usinas híbridas, que têm mais uma fonte de geração. A proposta do senador Hélio José (PMDB-DF) estabelece que empreendimentos de geração existentes  de fonte renovável poderão aumentar sua garantia física com o acréscimo de capacidade de geração a partir de outras renováveis.

O PLS 107/2017 altera dispositivo da Lei 10.848, de 2004, que instituiu o atual modelo de  comercialização de energia.  Ele permite a contratação no ACR de projetos que combinam mais de um tipo de usina, como hidrelétricas com painéis solares instalados nos reservatórios, ou parques eólicos combinados com instalações fotovoltaicas. Para o senador, a combinação de mais de um tipo de projeto reduz a desvantagem das chamadas fontes intermitentes de energia elétrica e pode tornar a produção  dos empreendimentos mais constante ao longo do tempo. A proposta vai ser votada em seguida na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Fonte: Canal Energia