Linhão de usina mobiliza 7 empreiteiras

Em: 21/06/2017 às 13:59h por

A chinesa State Grid e a Eletrobras mobilizaram sete empreiteiras para recuperar o tempo perdido nas obras de construção de um enorme linhão de ultra-alta tensão que vai conectar a hidrelétrica de Belo Monte ao sistema elétrico do Brasil, disseram à Reuters.

As estruturas de transmissão, com mais de 2 mil quilômetros e orçadas em R$ 4,5 bilhões, precisam estar prontas em fevereiro de 2018 para evitar que a mega usina no Pará tenha problemas para enviar sua produção até as regiões de maior consumo de eletricidade, principalmente no Sudeste. A preocupação está focada nos primeiros dois trechos do linhão, que têm avançado lentamente.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tem atribuído a culpa pelos problemas ao mau desempenho da empreiteira chinesa SEPCO1, que havia sido originalmente contratada para as obras.

"Com relação ao trecho 1, entraram cinco novas empresas e duas no trecho 2", declarou a Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), empresa criada por State Grid e Eletrobras para tocar o projeto.

A BMTE não comentou o desempenho da SEPCO1.

Procurada, a empresa chinesa não respondeu.

Segundo um relatório da BMTE visto pela Reuters, o trecho 1 do linhão possui avanço de 77% na concretagem de torres estaiadas e de 60% nas torres autoportantes, um trabalho já praticamente concluído nas outras sete partes da obra.

Fonte: DCI