CCEE estuda aprimorar formação de preço em energia

Em: 21/06/2017 às 14:00h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) está conduzindo análises para aprimorar a formação do preço de liquidação das diferenças (PLD, referência das operações do mercado de energia à vista), especialmente depois da queda brusca registrada no começo do mês, quando o preço saiu da faixa de R$ 407,02 por megawatt-hora (MWh) em maio para R$ 118,77/MWh na primeira semana de junho.

O modelo vigente no setor elétrico, que calcula mensalmente o custo marginal da operação (CMO), baseado no planejamento das hidrelétricas e em quais termelétricas serão despachadas, é muito sensível à hidrologia passada.

Como as chuvas ficaram muito acima da média nas regiões Sul e Sudeste nas últimas semanas de maio, a resposta no começo de junho foi a forte queda no preço, que surpreendeu todo o setor, que contava com um PLD acima de R$ 400/MWh até o fim do período seco, em novembro.

"O que é importante para o modelo é a chuva passada. A partir do momento em que ele olhar para trás e não ver mais o pico de chuva que houve no fim de maio, o preço voltará a subir", explicou Gustavo Arfux, diretor de pesquisa da Compass Energia.

Segundo ele, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não tem alternativa no caso de chuvas como as do fim de maio, pois a afluência se concentrara nas hidrelétricas sem reservatórios. "Quando vem uma chuva grande assim, você tem que gerar. Se não, vai jogar água fora. Então, faz sentido desligar as termelétricas", disse.

Fonte: Valor Econômico