Lançado centro de referência em pesquisa para energia solar em Petrolina

Lançado centro de referência em pesquisa para energia solar em Petroli

Em: 22/06/2017 às 14:04h por

A cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, vai ganhar um centro de referência em energia solar. O lançamento do projeto do Cresp (Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina) ocorreu nesta quarta-feira (21) com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho (PSB). O ato foi realizado no auditório do Sest/Senat do município e contou com as presenças do presidente da Chesf, Sinval Gama, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), do prefeito Miguel Coelho (PSB) e do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB).

Além do centro de referência, serão instaladas placas fotovoltaicas na região para pesquisa e captação de energia solar. O investimento total, que está sendo realizado pela Chesf, é de R$ 210 milhões.

“Temos no Semiárido brasileiro um enorme potencial para a exploração de energia solar e eólica e é fundamental que possamos desenvolver esta capacidade, para gerar riqueza e oportunidades para o Nordeste e uma energia mais limpa e segura para o Brasil”, afirmou o ministro.

O projeto vinha sendo debatido pela estatal desde 2012. “Nos próximos anos Petrolina se tornará destino internacional para pesquisas de mestrado e doutorado, isso é muito importante porque qualifica nossas universidades”, destacou.

Fonte: Blog da Folha