Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Ex-presidente da Light avalia comprar distribuidora

Ex-presidente da Light avalia comprar distribuidora

Em: 04/07/2017 às 13:47h por

O ex-presidente da Light José Luiz Alquéres estuda oportunidades de investimentos na distribuidora fluminense, cujo bloco de controle deve ser colocado à venda pela estatal mineira Cemig. O executivo, que também foi presidente da Eletrobras e recentemente deixou a presidência do conselho de administração da estatal elétrica, disse aguardar notícias sobre as "reais intenções" da Cemig em vender sua participação na Light para prosseguir com os estudos.

"Considero os destinos da Light e da cidade do Rio umbilicalmente ligados. Extremamente preocupado com ambos, vejo uma oportunidade de colocar ambas as instituições em um caminho de desenvolvimento sustentável, do qual se afastaram nos últimos tempos", disse Alquéres ao Valor.

"Estou aguardando mais notícias sobre as reais intenções da Cemig de vender aquela estranha 'empresa privada que é estatal' para ir adiante nos meus estudos", completou o executivo.

Alquéres foi presidente da Light entre 2006 e 2010. Ele assumiu o comando da empresa quando o consórcio Rio Minas Energia, formado na época por Andrade Gutierrez, Cemig, Pactual e JLA, adquiriu o controle da distribuidora que pertencia à francesa EDF. Na ocasião, os novos controladores haviam pago US$ 320 milhões por 79,6% das ações da elétrica fluminense.

No início deste ano, Alquéres protagonizou outro momento importante no setor elétrico, ao deixar a presidência do conselho de administração da Eletrobras. Em carta, o executivo alegou que sua saída se devia a "razões individuais e para atuar em novos desafios". No mercado, porém, comentou-se que sua saída seria uma reação à interferência política na indicação de cargos para subsidiárias do grupo, como Furnas e Itaipu.

Fonte: Valor Econômico