Paraná ocupa terceiro lugar em ranking de números de conexões de microgeração do paí

Paraná ocupa terceiro lugar em ranking de números de conexões de micro

Em: 05/07/2017 às 13:43h por

O número de microgeradores conectados ao sistema de energia elétrica no Paraná vem crescendo a passos largos desde outubro de 2013, quando a Companhia Paranaense de Energia (Copel) conectou o primeiro microgerador solar ao seu sistema

O Estado já se encontra em terceiro lugar no ranking nacional de número de conexões de microgeração. Segundo a Copel, em novembro de 2015 eram 100 os geradores solares ligados à rede de energia no Paraná. Um ano e meio depois, esse número registrou um salto de 755%, chegando a 855, pouco mais de 7% dos microgeradores de todo o País.

Dois fatores explicariam esse “boom” da energia solar. O principal dele é a alta no preço da energia registrado nos últimos anos. O outro motivo seria a evolução tecnológica.

Uma pesquisa feita pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) apontou que o potencial médio do Paraná é 58,7% superior à da Alemanha, segunda maior produtora de energia solar do mundo, atrás apenas do Japão. Mesmo Curitiba, considerada uma das cidades mais frias do país, com céu nublado e muita chuva ao longo dos meses, possui um potencial enorme, 48% superior ao do país europeu.

Fonte: Ambiente Energia