Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Governadores querem leilões de energia esse ano

Governadores querem leilões de energia esse ano

Em: 05/07/2017 às 13:45h por

A realização de leilões de energia foi o coro na cerimônia de abertura do Brasil Solar Power, realizada nesta quarta-feira, 5 de julho, no Rio de Janeiro (RJ). No ano passado, não foram realizados leilões e esse ano, embora o governo venha sinalizando que acontecerão, nada está decidido pela área técnica. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que participou da abertura, foi um dos que se posicionaram. “A primeira luta é pela realização de leilões todos os anos”, afirmou. O estado é um dos que mais possuem projetos solares no país e também vem se destacando na fonte eólica.

Quem também pediu leilão de energia foi o secretário de desenvolvimento econômico da Bahia, Jaques Wagner. Ele ressaltou para a necessidade do planejamento, que segundo ele, quando foi posto de lado, resultou no racionamento de energia em 2001. Ele prega o investimento em fontes de energia mais renováveis, como a solar e eólica, em lugar de energia térmica. A Bahia tem mais de 30% dos investimentos na fonte solar no país e quer a presença da cadeia industrial no estado, assim como é com a eólica, criada no estado quando Wagner era o govenador. “Não podemos perder este momento”, alertou.

Quem também se colocou à disposição para colaborar foi Marconi Perillo, governador de Goiás. Segundo ele, o Fórum de Governadores vai preparar um texto e vai fazer a proposta para o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.  O estado desenvolve o Goiás Solar, conjunto de políticas públicas para a fonte. No fim do mês, foram entregues 149 casas populares com placas fotovoltaicas para geração distribuída. O FCO Sol, linha de crédito disponível similar ao FNE Sol, já foi aprovado e deverá estar disponível em breve. Ele também quer que o Banco do Brasil disponibilize crédito para pessoa física no modo consignado. Ele vai se reunir em Brasília nesta quarta-feira, para debater o assunto.

Fonte: Canal Energia