Investimento global em energia cai pelo segundo ano em 2016, diz IEA

Em: 12/07/2017 às 14:04h por

O investimento global em energia caiu 12% em 2016, pelo segundo ano consecutivo. Embora os investimentos em eficiência energética e redes de energia tenham aumentado no período, esse efeito positivo foi neutralizado pela queda contínua dos investimentos em petróleo e gás. A informação consta no relatório anual de investimentos mundiais em energia, divulgado nesta semana pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

O investimento mundial em energia somou cerca de US$ 1,7 trilhão no ano passado, ou 2,2% do PIB global. Pela primeira vez, os investimentos com o setor elétrico em todo o mundo superaram os realizados com petróleo, gás e carvão. Segundo a IEA, a parcela de gastos com energia limpa atingiu 43% do investimento total em oferta, uma alta recorde.

A China, maior investidor de energia do mundo, registrou queda de 25% nos investimentos em carvão em 2016 e é cada vez mais impulsionada por geração e redes de eletricidade limpas, além de investimentos em eficiência energética. Os Estados Unidos registraram queda acentuada nos investimentos em petróleo e gás, representando 16% dos gastos globais. A Índia foi o mercado de investimento em energia de mais rápido crescimento, com gastos acima de 7% graças a um forte impulso do governo para modernizar e expandir o setor de energia.

“Nossa análise mostra que as decisões de investimento são mais críticas do que nunca para manter a segurança energética e atingir os objetivos ambientais”, disse o Fatih Birol, diretor executivo da AIE. Para Birol, mesmo que as nações tomem suas decisões de investimento em energia buscando uma redução dos impactos climáticos, os investimentos em petróleo e gás precisam continuar. “A boa notícia é que, apesar dos baixos preços da energia, os gastos com eficiência energética estão aumentando graças a fortes políticas governamentais em mercados-chave”, completou.

Pela primeira vez, o relatório da IEA rastreia as fontes de financiamento de investimentos em todo o setor de energia. Mais de 90% dos investimentos foram financiados pelas empresas, governos e consumidores residenciais, reforçando a importância dos ganhos sustentáveis da indústria no financiamento do setor de energia.

Perspectivas para o setor de energia – Após dois anos de declínio sem precedentes, espera-se que o investimento global de petróleo e gás a montante estabilize em 2017. No entanto, um aumento nos gastos de xisto dos EUA contrasta com a estagnação no resto do mundo, sinalizando um mercado de petróleo de duas velocidades. Ao mesmo tempo, a indústria do petróleo e do gás em geral está se transformando, fornecendo grandes economias de custos e focando mais no desenvolvimento de tecnologia e na execução eficiente de projetos.

O investimento global em eletricidade se manteve igual (US$ 718 bilhões) em 2016, graças ao aumento dos gastos com a rede elétrica. O investimento em capacidade instalada baseada em fontes renováveis, a maior área de gastos com eletricidade, caiu 3% para US$ 297 bilhões. Embora o investimento em energia renovável seja também 3% menor em comparação com cinco anos atrás, ele será 35% maior graças a redução de custos e melhorias tecnológicas em solar fotovoltaica e eólica.

Fonte: Canal Energia