Eletricidade já lidera investimento em energia

Em: 12/07/2017 às 14:06h por

A energia elétrica atraiu mais investimentos que os combustíveis fósseis pela primeira vez no ano passado com o setor da energia se preparando para uma onda de eletrificação que abrangerá carros, edifícios e processos industriais.

Projetos de geração de energia e expansão da rede elétrica captaram US$ 718 bilhões, 42% do total de US$ 1,7 trilhão investido em energia no ano passado, segundo relatório divulgado ontem pela Agência Internacional de Energia (AIE). A oferta de petróleo, gás e carvão captou US$ 708 bilhões, menos que no ano passado, uma queda que reflete os preços e os lucros mais baixos obtidos pelas principais empresas de petróleo.

As conclusões são mais um marco da mudança no setor energético mundial, que está se afastando dos combustíveis mais poluentes à medida que os governos reagem às ameaças impostas pelo aquecimento global e que o custo de energias renováveis - como eólica e solar - cai e concorre com o dos combustíveis fósseis.

"Petróleo e gás foram o maior destino de investimento por cem anos. Isso mudou em 2016", disse Laszlo Varro, economista-chefe da AIE. "Com um investimento sólido em energia renovável e maior investimento nas redes elétricas, a eletricidade passou a ser a maior área de investimento de capital."

A energia renovável e as redes ficaram com 80% de todo o investimento em eletricidade, de acordo com cálculos da AIE. Novos projetos de energia não poluente atraíram US$ 297 bilhões em 2016, um declínio de 3% em relação ao ano anterior, causado pelo barateamento de painéis solares e turbinas eólicas. As instalações cresceram 5% durante esse período.

Fonte: Valor Econômico