Privatização de usinas da Eletrobras deverá ser feita de forma escalonada

Privatização de usinas da Eletrobras deverá ser feita de forma escalon

Em: 12/07/2017 às 14:07h por

A consulta pública aberta pelo Ministério de Minas e Energia para alterar o marco regulatório do setor elétrico prevê incentivos para que a Eletrobras privatize cerca de 14 GW de potência em até dois anos, mas isso não significa que todo esse volume de energia - que representa quatro hidrelétricas de Jirau, no rio Madeira (RO) - será colocado no mercado ao mesmo tempo.

Em entrevista ao Valor, o secretário-executivo do ministério, Paulo Pedrosa, explicou que o cronograma das privatizações poderá ser ajustado com o objetivo de preparar o sistema para a troca dessa energia, que tem um custo mais barato hoje e gera perdas operacionais à Eletrobras. Assim, não apenas o aumento tarifário será diferido, como também haverá tempo para que as distribuidoras se organizem com a nova realidade de contratação.

Além disso, não necessariamente toda essa energia será oferecida ao mercado. "Não existe nenhuma decisão que a Eletrobras tenha que tomar que não passe pela própria companhia. A empresa é que tem que fazer o que será bom pra ela", disse Luiz Barroso, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A ideia é que a Eletrobras só privatize as usinas se a operação fizer "sentido econômico" para a companhia e também para os seus funcionários. "O processo só vai ser realizado se gerar oportunidades e valor agregado para a empresa", disse Barroso ao Valor.

Desde 2012, quando a então presidente Dilma Rousseff baixou "na marra" as tarifas de energia e criou o regime de cotas de garantia física e potência, a Eletrobras passou a receber apenas uma receita para operação e manutenção desses ativos, que representam cerca de um terço da sua capacidade instalada total.