A hora mais rentável

Em: 20/07/2017 às 17:51h por

A multinacional Engie, do setor de energia, vai investir R$ 25 milhões em um sistema de armazenamento em um parque híbrido de geração solar e eólica que possui em Tubarão (SC).
O dinheiro vem de duas fontes: parte é aplicação que a Aneel (agência do setor) obriga as companhias do segmento a fazer em pesquisa e desenvolvimento, e o resto é da própria Engie.
"Esse é um novo tipo de bateria que será testada pela primeira vez", afirma Gabriel Mann, diretor comercial da empresa.
Ela tem capacidade para armazenar cerca de 1MW.
O governo colocou em discussão pública uma proposta de marco regulatório do setor elétrico pela qual o consumo de luz terá preços dinâmicos —mais altos quando há mais demanda.
Se puderem armazenar energia de fontes intermitentes, como eólica e solar, geradoras podem escolher o momento para despachar e receber mais por isso.
Fonte: Folha de S. Paulo