Yaskawa apresenta inversor fotovoltaico produzido no Brasil

Em: 18/08/2017 às 09:41h por

A Yaskawa Elétrico do Brasil, fabricante de inversores de frequência e servo acionamentos, apresenta na feira Intersolar South America seu primeiro Inversor Fotovoltaico Central Smartgrid 1000 XTM produzido pela empresa no país.
Desenvolvido para aplicação em usinas e instalação ao tempo, o inversor fotovoltaico central se adapta a ambientes agressivos. “Trata-se de uma nova tecnologia direcionada a expansão da indústria de geração de energia renovável, que a empresa está começando a produzir em sua fábrica”, disse Luís Simione, diretor da Yaskawa.
Disponível nas potências de 750 KW e 1000 KW, o inversor central fotovoltaico Smartgrid 1000 XTM foi projetado para conexão direta com um transformador externo de média tensão, podendo ser combinados 2 a 2, oferecendo módulos de até 2 MW. Entre seus benefícios, está somente 2% de perda, ou seja, oferece 98% de rendimento CEC (Comissão de Energia da Califórnia). Com grau de proteção IP55, o produto opera em uma ampla faixa de temperatura.
O objetivo da Yaskawa com o inversor fotovoltaico central é atingir volume de produção de 100 a 250 MW. No entanto, a empresa tem flexibilidade de expandir e até duplicar a produção.
O Smartgrid 1000 XTM é um inversor central fotovoltaico destinado à aplicação em 1000Vcc e atende tende às normas locais e internacionais, gerando assim, um maior índice de segurança, além disso, dispõem de dispositivo de detecção de falha à terra e monitor de corrente residual. Fornecido com um combinador DC integrado e equipado com seccionadora e até 16 entradas protegidas com fusível e monitoradas individualmente via web como opcional. Projetado para ser instalado ao tempo, dispensa gastos com coberturas e similares, minimizando os custos com obra civil.
Os inversores são os componentes mais importantes para as usinas fotovoltaicas, pois convertem a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos para que a produção possa ser injetada na rede elétrica de corrente alternada.
Fonte: Ambiente Energia