Vazões recuam e custo marginal de operação se aproxima de R$ 500/MWh

Em: 04/09/2017 às 11:44h por

A primeira revisão do Programa Mensal de Operação para o mês de setembro apresentou uma redução na previsão vazões para o final do mês em quase todos os submercados. A nova projeção apresentada nesta sexta-feira, 1º de setembro pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico mostra que a Energia Natural Afluente prevista para o Sudeste/Centro-Oeste é de 84% da média de longo termo ante previsão inicial de 88%. A maior retração de vazões ficou com o Sul onde a projeção inicial era de 83% e agora passou a uma expectativa de 60% da MLT. No Nordeste caiu de 36% para 32% da média histórica. No Norte está a única estabilidade ante a previsão inicial da semana passada, 57% da média histórica.

A projeção de carga no mês recuou. O crescimento agora é menos da metade projetada. Esperava-se expansão de 2,4% e agora é de 1,1%. No SE/CO o indicador é de aumento de 0,3%, no Sul está em 5%, expansão de 4,2% no Norte e queda de 1,3% no NE. Em termos de nível de armazenamento de reservatórios é projetado que no SE/CO o nível alcançado fique em 27%, no Sul é de 51,1%, de apenas 8,5% no Nordeste e 36,6% no Norte.

O CMO continua equacionado em todo o país por não alcançar o limite de intercâmbio em nenhum submercado. O valor médio é de R$ 489,85/MWh, aumento de 9,8% ante a semana anterior. Os patamares de carga pesado e médio estão em R$ 496,95/MWh e o leve em R$ 480,61/MWh.

Segundo o ONS, a previsão de ocorrência de precipitação apenas na bacia do rio Jacuí na semana de 02 a 08 de setembro conduziu à redução das vazões previstas para a próxima semana e para o fechamento do mês nos subsistemas SE/CO e Sul, refletindo em uma previsão mensal de ENA 3.500 MW médios inferior ao projetado inicialmente. Assim, continuou o documento,”nesta revisão 1 do PMO a previsão de vazões foi o parâmetro cuja atualização mais impactou na elevação observada do CMO”.

A geração térmica prevista está em 12.525 MW médios. A maior parte desse volume está no SE/CO com 6.409 MW médios. A modalidade mais elevada é dentro da Ordem de Mérito com 8.510 MW médios, seguido por Inflexibilidade de 3.977 MW médios e 38 MW médios por restrição elétrica.

Em termos de meteorologia é esperado chuva fraca na bacia do rio Jacuí. Nas demais bacias do SIN, deverá permanecer a atuação de um sistema de alta pressão que inibe a ocorrência de precipitações. Neste PMO foi mantida sinalização de importação de energia vinda do Uruguai para a semana operativa que se inicia no sábado através das conversoras de Rivera e de Melo. Segundo o documento do ONS, serão 400 MW médios no patamar pesado e 500 MW médios no médio e leve.

Fonte: Canal Energia