Valor da TAR para 2018 será de R$ 74,03/MWh

Em: 14/11/2017 às 13:39h por

A Tarifa Atualizada de Referência para o período de janeiro a dezembro de 2018 será de R$ 74,03/MWh, e o Preço Médio da Energia Hidráulica de R$ 123,19/MWh. Os valores são resultantes do reajuste de 2,54%, correspondente a variação do IPCA acumulado de outubro de 2016 a setembro de 2017. O valor atual da TAR é de R$ 72,20/MWh.

A TAR é usada no calculo da Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos, paga pelos geradores hidrelétricos e repartida entre estados, municípios e por órgãos da União. A compensação é definida pela multiplicação do valor da tarifa pelo montante da energia de origem hidráulica gerada na usina.
O preço médio da energia das usinas hidráulicas comprada pelas distribuidoras das geradoras é um dos itens considerados no cálculo da TAR. O PMEH inclui encargos setoriais vinculados à atividade de geração,  tributos e empréstimos compulsórios, além dos custos de transmissão. Os novos valores foram aprovados pela Agencia Nacional de Energia Elétrica nesta terça-feira, 14 de novembro.

Fonte: Canal Energia