Relator já projeta três mudanças no projeto de privatização da Eletrobras

Relator já projeta três mudanças no projeto de privatização da Eletrob

Em: 22/02/2018 às 09:28h por

Futuro relator do projeto de privatização da Eletrobras, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) afirmou que prevê pelo menos três ajustes na proposta do governo para privatizar a estatal: a criação de agência para coordenar os projetos voltados para a revitalização do rio São Francisco, aumentar os repasses para a transposição do rio e dar novo tratamento ao centro de pesquisa da empresa, o Cepel.
Para Aleluia, a criação da agência para gestão dos recursos que serão destinados ao rio São Francisco tende a assegurar o apoio de governadores e deputados do Nordeste à aprovação do projeto. Ele ressaltou no entanto que não se trata de um "prêmio". "Essa agência vai orquestrar os trabalhos das agências estaduais no sentido de revitalizar o rio", disse.

Ex-presidente da Companhia Hidroelétrica São Francisco (Chesf), Aleluia disse ainda que aumentará o valor que seria repassado para obras na regiao - R$ 9 bilhões na proposta original do governo. "Será muito mais do que isso", afirmou. Conforme o Valor mostrou, o governo já sinalizou nos bastidores que aceita chegar a até R$ 15 bilhões.

A agência que faria a gestão dos recursos do São Francisco seria mantida com dinheiro da privatização, sem novos aportes do Tesouro Nacional. Seria, segundo o relator, uma gestão privada, mas que trabalhe pelo interesse público, estrutura semelhante ao Operador Nacional do Sistema (ONS).

Fonte: Valor Econômico