Consumo de energia caiu 0,8% em maio, indica CCEE

Em: 12/06/2018 às 08:11h por

Dados de medição compilados pela CCEE entre os dias 1º e 31 de maio apontam queda de 0,8% no consumo e de 0,4% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações constam na última edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Ao longo de maio, o consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN foi de 58.657 MWmédios, índice 0,8% inferior ao total consumido no mesmo mês de 2017. A redução, a partir da 4ª semana do mês, foi influenciada tanto pela diminuição da temperatura como pelo impacto gradativo da greve dos caminhoneiros. O cenário meteorológico começou a mudar na 5ª semana com a elevação das temperaturas, mas o consumo registrou baixa no período.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo) o consumo caiu 1,7%, índice que considera a migração de cargas para o mercado livre (ACL). Caso esse movimento fosse desconsiderado, a demanda por energia ficaria praticamente estável, com 0,3% negativo.

Fonte: Canal Energia