Estiagem intensa estende o nível 2 da bandeira vermelha até fim de novembro

Estiagem intensa estende o nível 2 da bandeira vermelha até fim de nov

Em: 09/08/2018 às 09:00h por

O volume de chuvas no país em julho deste ano foi o terceiro pior para o mês desde o início da série histórica, em 1931, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em julho deste ano, o volume de chuvas, para efeito de geração de energia, foi de 63% da média histórica para o período. Segundo o diretor-geral do órgão, Luiz Eduardo Barata, diante do cenário hidrológico, a expectativa é que a bandeira tarifária permaneça no patamar mais elevado - patamar 2 da cor vermelha - pelo menos até o fim do período seco, em 30 de novembro.

De acordo com o executivo, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, devem chegar ao fim do período seco com nível de armazenamento de 18% a 20%, praticamente em linha com o observado em igual período do ano passado (18,7%). Segundo ele, porém, caso a situação hidrológica no Sul continue ruim, o Sudeste/Centro-Oeste deverá continuar exportando energia para a região, fazendo com que os reservatórios hidrelétricos fechem novembro em patamar um pouco mais baixo, entre 15% e 16%.

"Depende das condições do Sul", explicou Barata a jornalistas, após participar de evento sobre energia eólica no Rio. Ele acrescentou que há expectativa de configuração de El Niño no fim deste ano, o que poderá elevar o volume de chuvas no Sul.

Fonte: Valor Econômico